Censo do IBGE 2020: Para a cidade avançar você precisa responder corretamente!
02/09/2019
No próximo ano será realizado o Censo Demográfico do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e responder corretamente aos agentes é de extrema importância para Pitangueiras e Ibitiúva. A coleta de informações começa no dia 1º de agosto de 2020 e termina no dia 31 de outubro.
O Censo do IBGE tem o objetivo de levantar dados quantitativos e qualitativos sobre todo o território brasileiro e sua população. Os dados obtidos pelo instituto são a principal fonte para cientistas, estudantes e, principalmente, gestores públicos que planejam e coordenam ações para melhoria estrutural e social do território brasileiro.
Os dados do Censo Demográfico impactam diretamente em diversas políticas públicas, seja mediante atrelamento legal ou como insumos para a elaboração de políticas e planejamento público e seu monitoramento.
Entre os repasses de recursos públicos para o município, os dados do IBGE definem: o Fundo de Participação dos Municípios (FPM) e dos Estados (FPE); o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (FUNDEB); lei de cotas; distribuição de royalties de petróleo; programas de transferência de renda (Bolsa Família, BPC, etc); políticas para pessoas com deficiências; referência para construção de escolas, postos de saúde e creches e políticas habitacionais.
Quando os números captados e divulgados pelo Censo Demográfico não corresponde à realidade do município por não haver cooperação da população nas respostas corretas, todo mundo perde. As verbas repassadas para o município são diminuídas e com isso cai o investimento”, relatou o prefeito de Pitangueiras, Marcos Aurélio Soriano.
De acordo com a última estimativa populacional calculada pelo IBGE, Pitangueiras possui neste ano 39.719 habitantes.
CONTRATAÇÃO DE AGENTES CENSITÁRIOS
Já começaram as contratações dos agentes censitários que vão atuar na captação de dados no próximo ano. O processo seletivo acontece em escala nacional e vai contratar 3.210 pessoas. As provas serão aplicadas pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Mais informações você encontra aqui: censo2020.ibge.gov.br