Castração gratuita de 2017 soma 408 animais esterilizados
02/10/2017
A castração gratuita em cães e gatos realizada pela Prefeitura Municipal de Pitangueiras e Ibitiúva foi um sucesso. De acordo com um balanço divulgado pelo Departamento de Vigilância em Saúde, 408 animais foram esterilizados em 2017. “Tivemos uma boa procura, o que acarretou no preenchimento de todas as vagas que foram disponibilizadas para a castração e a parceria com as ONGs e entidades foram extramente positivas, o que contribuiu muito para o sucesso desta operação”, afirma Dirce Maria Silveira Marques, diretora da atenção básica.
A emasculação é uma cirurgia importante para o controle populacional de cães e gatos e da proliferação de zoonoses, que são doenças transmitidas pelos animais. Atualmente, no município de Pitangueiras e no distrito de Ibitiúva, a população canina é de 8.218, segundo números da Secretaria Municipal da Saúde.
A castração dos animais reduz a possibilidade de tumor de mama nas fêmeas, além de diminuir as chances de tumores de ovário e de útero, infecções uterinas, doenças prostáticas, estresse de cio, fugas, atropelamentos, ninhadas indesejáveis e de os animais contraírem doenças que podem ser fatais tanto para eles, quanto para os humanos.
Além de serem castrados, os animais que passaram pelo procedimento receberam microchips, os quais servirão para identificar animais perdidos e levantar os dados de vítimas de abandono.
Segundo a Chefe do Serviço Municipal de Vigilância Epidemiológica, Mariela Lúcia Cerissa “em 2018 a expectativa é de continuar um bom trabalho e parcerias, para assim, controlar a natalidade de cães e gatos de Pitangueiras e Ibitiúva, evitando a reprodução indesejada e consequentemente o abandono.
Assessoria de Comunicação Município de Pitangueiras e Ibitiúva