Calor intenso requer cuidados redobrados
07/10/2020
Nos últimos dias, os termômetros estão registrando temperaturas altas e acima da média normal para a região de Ribeirão Preto/SP, a qual Pitangueiras e Ibitiúva pertencem.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu nesta semana, um alerta de uma onda de calor que vai até a próxima sexta-feira, dia 9 de outubro, ocasião em que os termômetros registrarão cinco graus acima da média.
Segundo o instituto, essa onda intensa de calor aumentará o risco de morte por hipertermia, que é a elevação da temperatura corporal central acima de 40ºC. Isso pode causar desconforto, alterações no estado mental, comprometimento de órgãos e risco de morte. Os sintomas mais comuns são mudanças no estado mental, fadiga, náuseas, vômitos e perda de consciência.
As autoridades de saúde dão as seguintes orientações às pessoas: beber bastante água, evitar exposição ao sol, permanecer em ambientes frescos e ventilados, usar roupas leves, usar filtro solar, evitar atividades físicas ao ar livre entre 10h e 17h, evitar consumo de alimentos gordurosos e de bebida alcoólica.