Bandeira nacional volta a ser hasteada em Pitangueiras
04/06/2019
No último dia 28 de maio de 2019 a Polícia Municipal reascendeu, em seu âmbito institucional, a reverência ao Pavilhão Nacional, Estadual e Municipal.
“Com isso resgatamos uma antiga e nobre tradição de respeito, devoção em nosso Pavilhão Nacional, sendo ela a que mais representa nossa identidade, entre os símbolos nacionais”, afirmou o Capitão Lima, Secretário Municipal de Segurança, Trânsito e Defesa Civil.
Os símbolos nacionais são: a Bandeira Nacional, o Hino Nacional, as Armas Nacionais e o Selo Nacional. A bandeira pode ser hasteada e arriada a qualquer hora do dia ou da noite, exceto no dia 19 de Novembro, onde deverá ser hasteada às 12h00.
A Bandeira Nacional caracteriza-se pelas cores verde e amarelo, além de contemplar o azul e o branco. Foi criada em 19 de setembro de 1822 e é conhecida como a bandeira imperial, tendo sido substituída em 19 de novembro de 1889, após a proclamação da República.
Inspirada na bandeira do império, o desenho da bandeira atual é da autoria de Raimundo Teixeira Mendes, o qual teve a colaboração de Miguel Lemos, Manuel Pereira Reis e Décio Villares. Nela se mantém o retângulo verde e o losango amarelo.
SIGNIFICADO DAS CORES
Cada uma das cores oficiais presentes na bandeira brasileira tem um significado:
Verde – simboliza a vastidão das florestas do país. Na época do império, simbolizava a Casa de Bragança, da família de D. Pedro I.
Amarelo – cor do ouro, simboliza a riqueza do Brasil. Na bandeira imperial, o amarelo simbolizava a Casa de Habsburgo, da família de D. Maria Leopoldina, esposa de D. Pedro I.
Azul – simboliza o céu, o mar e os rios brasileiros.
Branco – simboliza a paz.
QUANTAS ESTRELAS TEM A BANDEIRA?
Constam 27 estrelas brancas na bandeira nacional. Cada uma delas representa um dos 26 estados brasileiros e 1 delas, o Distrito Federal.
A única estrela que fica por cima da faixa branca, em que está escrito “Ordem e Progresso”, representa o estado do Pará.
A disposição, bem como o tamanho das estrelas na bandeira, corresponde à visão do céu estrelado no dia 19 de novembro de 1889 a partir da cidade do Rio de Janeiro.
De acordo com o Decreto de Lei nº 5.443, de 28 de maio de 1968, a criação de um estado brasileiro resulta na inclusão de uma nova estrela à bandeira. É por isso que desde 1992 o número de estrelas foi aumentado, o que reflete a criação dos estados do Amapá, Roraima, Rondônia e Tocantins.
CURIOSIDADE
“Ordem e Progresso” é o lema nacional. Foi inspirado pelo positivista Auguste Comte, que disse: “O amor como princípio e a ordem como base; o progresso como meta”.
Fonte: www.dicionariodesimbolos.com.br/bandeira-brasil