Aulas do Projeto Guri começam em Pitangueiras
14/02/2023
As aulas do Projeto Guri em Pitangueiras começaram nesta terça-feira (14), no polo montado no Centro de Lazer do Trabalhador (Prainha). Elas serão realizadas duas vezes por semana (terça e quinta), nos períodos da manhã e da tarde.
O polo oferece iniciação musical, canto coral, percussão e violão. O local tem capacidade para atender 172 alunos e continua com as matrículas abertas para crianças, adolescentes e adultos a partir dos seis anos de idade.
O Projeto Guri é desenvolvido por meio de uma parceria da Prefeitura de Pitangueiras, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Turismo com a Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo. Trata-se do maior programa sociocultural brasileiro de cursos de iniciação musical e instrumentos. Tudo de forma gratuita!
Camily Cristina Cardoso, de 11 anos, é uma das alunas. Ela se matriculou nas aulas de percussão e estava ansiosa para o início do curso. “Nunca toquei nenhum instrumento antes e estou na expectativa para aprender”, relata.
A mãe dela, a manicure Letícia Cristina de Souza, disse que matriculou a filha no Guri para que a menina tenha a oportunidade de novos aprendizados. “Além do que ela já aprende na escola, a música traz outro tipo de conhecimento que eu acho muito importante para ela, principalmente no incentivo à cultura”, destaca.
Davi Siqueira, também de 11 anos, já tem familiaridade com instrumentos musicais. Ele fez dois anos de piano e agora vai aprender a tocar violão. “Eu quero aprender novos instrumentos, me aperfeiçoar neles”, explica.
A mãe, a dona de casa Serlândia Siqueira, é a maior incentivadora do filho. “Ele gosta muito de música. Com o Guri, ele terá a oportunidade de aprender mais. Quem sabe, futuramente, trabalhar com música, dar aula, participar de projetos. Vai abrir muitas oportunidades”, afirma.
A coordenadora do Projeto Guri em Pitangueiras, Luana da Silva, explica que aulas agregam muito à educação do público atendido. “Proporciona um conhecimento musical incrível, fazendo com que as crianças, principalmente, tenham um desenvolvimento muito bom, que reflete, por exemplo, no bom desempenho na escola”.
Luana destaca, ainda, que o Guri oferece a oportunidade de um ensino gratuito, que, muitas vezes, a maioria dos matriculados não teria a oportunidade de pagar. “O custo de uma aula particular de música, de instrumento musical, pode não ser acessível à maioria das famílias. E o Guri vem para oferecer isso de graça, com muita qualidade e dá a esses alunos a oportunidade, inclusive, de seguirem carreira na área”, enfatiza.
De acordo com o secretário municipal de Cultura, Esporte e Turismo, Caio Henrique Martins, essa foi uma grande conquista pata o município. “O prefeito Marquinho Soriano e toda a nossa Administração lutou por anos para trazer o projeto para a nossa população e agora o resultado veio”, finaliza.
INSCRIÇÕES CONTINUAM ATÉ 17 DE FEVEREIRO
As inscrições para o polo do PROJETO GURI de Pitangueiras ainda estão abertas e podem ser feitas até o dia 17 de fevereiro, na Prainha, localizada na rua Arthur Mesquita, 15, Jardim Santa Vitória. O público-alvo são crianças, adolescente e adultos a partir dos seis anos de idade.
O horário de atendimento é o seguinte:
– segunda e quarta-feira: das 8h30 às 12h e das 13h30 às 17h30;
– terça e quinta: das 7h30 às 11h e das 13h às 17h30;
– sexta-feira: das 13h às 17h.
Documentos:
– menores de 18 anos: cópia da certidão de nascimento, RG do responsável, comprovante de residência e declaração escolar.
– maiores de 18 anos: cópia do RG e comprovante de residência.
Mais informações no site http://www.projetoguri.org.br/