APADRINHAMENTO AFETIVO UM PROGRAMA QUE FAZ A DIFERENÇA NA VIDA DE MUITOS
21/02/2025
Você já ouviu falar em apadrinhamento afetivo? Diferente da adoção, o apadrinhamento não transfere a guarda da criança, mas permite que ela conheça e desfrute da convivência familiar, inserindo-a em situações e ambientes cotidianos e estabelecendo laços afetivos.
Em geral, o programa é voltado para crianças e adolescentes que se encontram sob medida de proteção de Acolhimento e que possuem remotas perspectivas de adoção ou retorno à família.
Os jovens apadrinhados têm a possibilidade de criar laços com pessoas interessadas em ser um padrinho/madrinha, voluntários que se dispõem a manter contato direto com o “afilhado”, podendo sair para atividades fora do abrigo, como passeios, festas de Natal, Páscoa etc, colecionando vivências e experiências que auxiliam no processo de valorização da autoestima.
Muitas crianças acolhidas crescem sem a presença de parentes e sem a possibilidade de adoção, pouco conhecendo sobre o mundo fora dos muros das instituições. Infelizmente, ao completarem 18 anos de idade e deixarem o abrigo, elas não têm qualquer referência externa necessária para auxiliar no desenvolvimento das suas potencialidades.
Mas você pode mudar essa realidade!
Quer se tornar uma madrinha ou padrinho afetivo? Entre em contato com o Setor Técnico do Fórum de Pitangueiras pelo tel.: (16) 98858-7694, ou presencialmente: R: Dr. Euclídes Zanini Caldas nº 713 – Centro, ou ainda pelo site https://www.tjsp.jus.br/ApadrinhamentoAfetivo. Os interessados passam por avaliação social e psicológica e recebem capacitação.
Mas atenção, o apadrinhamento não pode ser usado como caminho para burlar o cadastro de adoção, por essa razão, apenas pessoas que não estão na fila para adoção podem participar.
Apadrinhe. Você pode mudar vidas!