Amanhã, último mutirão contra Aedes aegypti contempla bairros restantes em Pitangueiras
28/04/2017
Sábado (29) será o último dia do mutirão “Todos juntos contra o Aedes aegypti” em Pitangueiras e Ibitiúva – a campanha idealizada pelo governo estadual será finalizada em São Paulo como um todo.
A Secretaria Municipal de Saúde, por meio dos Agentes de Combate a Endemias, realiza a força-tarefa nos bairros São Gabriel, Vila Caroni, Gumercindo Hents Soares II e região uma força-tarefa, das 08h às 12h30. Assim como vem acontecendo desde janeiro, o mutirão acontecerá simultaneamente em Ibitiúva.
Os agentes visitarão as residências e contarão com o auxílio de caminhão e veículo utilitário para recolhimento dos resíduos de maior volume, com exceção de entulhos referentes a obras ou demolições.
É de suma importância a colaboração e atuação da população nesse trabalho, a fim de evitar a infestação do mosquito causador de dengue, zika, chikungunya e febre amarela.
Realizado em oito etapas que abrangeram todas as regiões de Pitangueiras e Ibitiúva, o mutirão recolheu ao todo 14,3 toneladas de objetos inservíveis, possível criadouros do Aedes.
Além dos agentes de combate a endemias, a campanha contou com o apoio dos agentes comunitários de saúde, guarda civil municipal, servidores da secretaria de Infraestrutura, funcionários de usinas da região e voluntários civis.
Números locais relativos ao Aedes
O mutirão “Todos juntos contra o Aedes aegypti” é uma iniciativa conjunta para o enfrentamento da epidemia de dengue e outras doenças transmitidas pelo mosquito.
Desde 14 de janeiro, foram recolhidas 14,3 toneladas de materiais em desuso e potenciais criadouros do Aedes.
Segundo levantamento mais recente, Pitangueiras e Ibitiúva registraram neste ano 17 suspeitas de dengue, sendo todas negativas. Não houve registro de incidência de zika, chikungunya ou febre amarela.
A queda expressiva no registro das doenças é consequências das boas iniciativas de combate ao mosquito.
Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Pitangueiras e Ibitiúva