Agentes de Endemias iniciam trabalho de nebulização em Pitangueiras
22/11/2017
A Secretaria da Saúde de Pitangueiras e Ibitiúva através da Vigilância Epidemiológica começou a intensificar as atividades de combate ao Aedes Aegypti, mosquito transmissor da dengue, zika, chikungunya e febre amarela.
A nebulização, processo em que é lançada uma nuvem de inseticida pelas ruas e residências, foi iniciada na última terça-feira (14) no Jardim Bela Vista em Pitangueiras e segue até o momento pelo mesmo bairro.
A ação visa reduzir ainda mais o número de casos autóctones de dengue, que voltaram a aparecer nos últimos dias devido ao período chuvoso.
Durante a nebulização, recomenda-se que as portas, janelas e cortinas sejam abertas, os alimentos e filtros de água devem ser cobertos e que os utensílios domésticos expostos sejam guardados. Também é recomendado cobrir a gaiola de pássaros e aquários e retirar o bebedouro dos animais.
É muito importante que a população colabore com os Agentes e permita que os profissionais pulverizem suas residências. De início, a nebulização deve acontecer nos bairros com maior incidência de suspeita de contaminação pelo mosquito e que foram detectados maiores números de criadouros com larvas.
Além da nebulização, a Prefeitura Municipal tem realizado mutirões e bloqueios de combate à dengue por toda a cidade e distrito semanalmente, visitas diárias no casa a casa também foram intensificadas. De janeiro a outubro os agentes de endemias com o auxilio dos agentes comunitários de saúde realizaram aproximadamente 46.130 visitas entre imóveis, terrenos, áreas de proteção permanente, etc., passando por todos os bairros de Pitangueiras e Ibitiúva por mais de uma vez.
O combate contra o Aedes Aegypti tem que ser diário e a colaboração da população é fundamental, por isso faça sua parte e mantenha seu quintal sempre limpo, depósitos de água hermeticamente fechados e mantenha os objetos que acumulam água em local seco e coberto.
Juntos somos mais fortes!
Assessoria de Comunicação Município de Pitangueiras e Ibitiúva