Acidentes com vítima fatal tiveram queda de 90% em Pitangueiras
09/05/2022
Um levantamento realizado pela Secretaria Municipal de Segurança, Trânsito e Defesa Civil de Pitangueiras, por meio do Departamento Municipal de Trânsito, apontou uma queda de 90% no número de acidentes de trânsito com vítimas fatais desde 2017 no município.
De acordo com os dados, foram 10 mortes em 2017, 09 em 2018, 05 em 2019, 02 em 2020, uma no ano passado e, até o momento, nenhuma registrada neste ano.
Segundo o secretário municipal de Trânsito e Defesa Civil de Pitangueiras, capitão Sandro Moreti Lima, a redução se deve, principalmente, ao trabalho realizado diariamente pela Guarda Civil Municipal. “Ações de educação no trânsito, implantação e melhorias da sinalização viária, além de medidas fiscalizadoras”, destaca.
De acordo com ele, é importante ressaltar que grande parte dos acidentes está condicionada a falhas humanas, em desrespeito às regras de segurança de trânsito. “Ao sair de casa, todos nós temos que nos proteger, e com isso, estamos salvando vidas, a sua e a de quem cruza seu caminho. Se considerarmos que não colocar alguém em risco também é uma forma de salvar, chegamos à clara conclusão: qualquer um pode salvar uma vida”, finaliza.
Nacionalmente, este mês do ano é reservado para fortalecer as campanhas e conscientização no trânsito por meio do movimento Maio Amarelo, que traz como principais alertas no trânsito:
● Procure uma faixa para atravessar.
● Espere sua vez no semáforo.
● O cinto de segurança salva vidas. Utilize!
● Transporte Crianças em cadeirinhas adequadas à idade.
● Ao pedalar, utilize os equipamentos de proteção.
● Respeite quem anda a pé.
● Seja paciente e solidário com as pessoas no trânsito.
● Motociclistas usem sempre os equipamentos de proteção.
● Siga sempre seguro, com responsabilidade e respeito.
● Cuide de você e de quem transita ao seu lado. Utilize os retrovisores.