2 DE ABRIL: DIA DA CONSCIENTIZAÇÃO DO AUTISMO
02/04/2025
Uma data para refletir, apoiar e promover a inclusão
Cada vez mais, a sociedade discute o autismo, e nada mais justo do que dedicar um dia para lutar pelos direitos das pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).
A data comemorada em 2 de abril, foi instituída pela ONU (Organização das Nações Unidas) em 2007 e tem como objetivo aumentar a compreensão sobre o TEA, explicar sobre os direitos das pessoas autistas, promover a inclusão social, combater os estigmas e preconceitos, além de destacar as particularidades e necessidades desse grupo de pacientes.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 70 milhões de pessoas no mundo têm TEA. Esse transtorno do neurodesenvolvimento tem apresentado um crescimento significativo nos últimos anos, em parte devido ao maior incentivo ao diagnóstico.
Estima-se que cerca de uma a cada 36 crianças seja diagnosticada com autismo, de acordo com o Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos (CDC). No Brasil, aproximadamente 2 milhões de pessoas estão dentro do espectro autista, sendo o transtorno mais comum em pessoas do gênero masculino.
Por isso, durante todo o mês, conhecido como Abril Azul, campanhas ao redor do mundo reforçam a importância de dar voz às pessoas com autismo, destacando a necessidade de acesso a diagnósticos, tratamentos adequados e, acima de tudo, respeito e aceitação. O TEA é caracterizado por desafios na comunicação, interação social e padrões de comportamento repetitivos.
A Prefeitura Municipal de Pitangueiras reafirma seu compromisso com a conscientização e a inclusão, trabalhando para construir uma cidade mais acessível e acolhedora para todas as pessoas. Vamos juntos espalhar conhecimento, derrubar barreiras e promover um futuro com mais respeito e oportunidades para todos!