18 DE MAIO – DIA NACIONAL DE COMBATE AO ABUSO E À EXPLORAÇÃO SEXUAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES
13/05/2025
Toda criança tem o direito de viver com dignidade, segurança e amor
Essa data existe para lembrar, conscientizar e mobilizar toda a sociedade sobre a importância de proteger nossas crianças e adolescentes contra qualquer forma de violência sexual. Instituído pela Lei nº 9.970/2000, este ano completa 25 anos de uma campanha criada, em memória ao caso Araceli, que impulsionou políticas públicas voltadas à proteção da infância e adolescência no país. A data é uma conquista que demarca a luta pelos direitos humanos de crianças e adolescentes no território brasileiro e já alcançou muitos municípios do país.
Toda criança tem o direito de viver com dignidade, segurança e amor.
Nas escolas, nas famílias, nas comunidades: todos tem um papel na prevenção da violência sexual contra crianças e adolescentes. É dever de todos garantir um ambiente seguro, acolhedor e livre de abusos. É preciso saber ouvir a criança.
Em Pitangueiras
Durante toda essa semana, de 12 a 16 de maio, unimos forças para dar visibilidade a um tema urgente: a proteção da infância e da adolescência. O tema está sendo trabalhado nas escolas municipais, através de atividades pedagógicas e lúdicas. E para fechar a semana de combate ao abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes, o CMDCA – Conselho Municipal dos Diretos da Criança e do Adolescente, com o apoio da Prefeitura Municipal, realizará uma ação no Centro de Lazer do Trabalhador (Prainha), das 13h30 às 21h. Durante o dia, haverá muita recreação com brinquedos infláveis gigantes, e a noite, a partir das 18h30, terá sessão de cinema, com o filme o rei leão (live action), acompanhado de muita pipoca.
Suspeitou? Denuncie.
O abuso e a exploração sexual infantil são crimes silenciosos que precisam ser combatidos com informação, coragem e responsabilidade.
Denunciar é essencial e pode salvar vidas. Ao presenciar ou suspeitar de violência sexual contra crianças e adolescentes, disque 100. A ligação é anônima e pode salvar uma vida.
Neste 18 de maio, faça Bonito. Proteja quem ainda não sabe se proteger.