Secretaria Municipal de Segurança, Trânsito e Defesa Civil
Horário de funcionamento: das 8h às 12h e das 13h às 17h
Roberto Aparecido Camargo

Secretário: Roberto Aparecido Camargo

Formado em Estudos Sociais, é Guarda Civil Municipal há 25 anos, tendo atuado como comandante deste órgão em 2011 e 2012.

Competências
São atribuições da Secretaria Municipal de Segurança, Trânsito e Defesa Civil apoiar a Polícia Militar e a Polícia Civil na manutenção da ordem e da segurança pública no âmbito do Município; manter o efetivo da Guarda Civil e Patrimonial Municipal, disciplinado, treinado e obedecendo firmemente a legislação em vigor; promover a guarda e a preservação do patrimônio público municipal, através da Guarda Civil e Patrimonial Municipal; cumprir e fazer cumprir a legislação e normas de trânsito; administrar e fiscalizar o trânsito do Município; implantar, manter e operar o sistema de sinalização, os dispositivos e os equipamentos viários; organizar os serviços de transporte coletivo do Município; responsabilizar-se pela elaboração de projetos de trânsito; disciplinar a ordem das vias públicas, mãos de direção, placas de advertência e regulamentação, orientação e sinalização de solos; realizar estudos de impacto de mobilidade urbana; manter convênios e coordenar a relação do Município com os órgãos de trânsito e transporte intermunicipais e estaduais; gerenciar o sistema de trânsito de veículos municipais, bem como serviços de guincho e pátio de recolhimento de veículos; propor, normatizar, fiscalizar e autorizar a exploração dos serviços de táxi, moto táxi, escolares e serviços de transporte de aluguel; promover e coordenar campanhas educativas de trânsito; planejar e operacionalizar a defesa civil em âmbito municipal.

Órgãos vinculados à Secretaria:

Departamento da Guarda Civil Municipal
Comandante: José Ricardo Cristiano
Efetivo Total: 32
Competência: Exercer a vigilância, segurança e proteção dos bens, serviços e instalações municipais; exercer a vigilância interna e externa dos próprios municipais e dos prédios tombados; orientar o trânsito nas vias públicas; realizar a segurança escolar e defesa civil. E também dar apoio às polícias Civil e Militar, visando além das funções pré-estabelecidas, o bem-estar da população de modo geral.
E-mail: gcmpitangueiras@hotmail.com

Departamento da Guarda Patrimonial
Comandante: Luís Antônio Correa
Efetivo Total: 27
Competência: Exercer a vigilância, segurança e proteção dos bens, serviços e instalações municipais; exercer a vigilância interna e externa dos próprios municipais e dos prédios tombados.
E-mail: guardapatrimonial_pit@hotmail.com

Departamento de Trânsito
Responsável pela gestão do trânsito municipal
Rua Bahia, n° 365 - Centro, Terminal Rodoviário
Email: orgetrans_pitangueiras@outlook.com

Coordenadoria Municipal de Defesa Civil do Município - COMDEC

Finalidade de coordenar, em nível municipal, toda as ações de defesa civil, nos períodos de normalidade e anormalidade.