Mapa da Cidade - Clique para ampliar

Campanha de Vacinação contra a Gripe começa dia 23

A Campanha Nacional de Vacinação contra Gripe (Influenza) começa a partir da próxima segunda-feira, dia 23, em todo o país. Nesta primeira etapa, serão imunizados apenas idosos (60 anos ou mais) e profissionais da saúde. Em Pitangueiras e Ibitiúva, a imunização será realizada das 13h às 17h, de segunda à sexta, nos seguintes locais:

PITANGUEIRAS:

-  E.M. Profª Celina Mendes Corrêa Ricci

Endereço: Rua: Dr. Clóvis Guimarães Spínola, s/n° -Jardim Bela Vista

- CRAS do Jardim Santa Vitória

Endereço – Rua Arthur Mesquita, n.º 357 – Jardim Santa Vitória

- E.M. Mário Rossim

Endereço: Rua Reinaldo Consoli, n° 35 - Vila Caroni

- Fundo Social de Solidariedade

Endereço: Rua Dr. Euclides Zanini Caldas, nº 73 -  Centro

IBITIÚVA:

- Prédio da ESF de Ibitiúva

Endereço: Rua Três, nº 326

A Secretaria Municipal de Saúde decidiu montar os pontos de vacinação em locais fora das Unidades Básicas de Saúde (UBSs), com o objetivo de evitar aglomerações. De acordo com a secretária municipal de Saúde, Ana Celeste Crotti Peixoto, a medida visa seguir as recomendações de prevenção ao Coronavírus.

“Com a vacinação da campanha sendo realizada fora das UBSs, não teremos locais lotados. Importante destacar que nesse primeiro momento, a vacina contra a gripe será apenas para idosos e profissionais de saúde. Isso significa que somente esse público deve procurar os pontos de vacinação citados”, explica.

De acordo com ela, durante a campanha de imunização contra a gripe, as salas de vacinação de todas as UBSs vão funcionar somente no período da manhã, das 7h às 11h, para vacinação de rotina e regularização do calendário vacinal para pessoas com menos de  60 anos  de idade.

Calendário da campanha

- A partir de 23 de março: idosos com mais de 60 anos ou trabalhadores de saúde;

- A partir de 16 de abril: idosos (60 anos ou mais), profissionais de saúde, professores, pessoas com doenças crônicas, profissionais de segurança (policiais) e de salvamento (bombeiros);

- A partir de 9 de maio:  idosos (60 anos ou mais), profissionais de saúde, professores, pessoas com doenças crônicas, profissionais de segurança (policiais), de salvamento (bombeiros), crianças de 6 meses a 6 anos, pessoas com 55 anos ou mais, grávidas, mães no pós-parto, população indígena e portadores de condições especiais.

Mudanças

O Ministério da Saúde antecipou a campanha de 2020, com a finalidade de facilitar e acelerar o diagnóstico do Coronavírus (Covid-19) e evitar que o sistema de saúde fique sobrecarregado.  A vacina não protege contra o Coronavírus, mas, sim, contra tipos de influenza. Mas segundo o Ministério, a imunização  pode ajudar no diagnóstico por eliminação dos profissionais de saúde com suspeita de Covid-19.

O público-alvo dessa primeira etapa também mudou, como medida de prevenção ao Covid-19. Antes, a campanha previa imunizava primeiramente gestantes, crianças , puérpures e idosos. A mudança ocorreu para reforçar a prevenção de doenças respiratórias nos idosos, público que mais tem sido afetado pelo Coronavírus.