Mapa da Cidade - Clique para ampliar

Prefeitura publica decreto sobre o Coronavírus

A Prefeitura de Pitangueiras publicou na última segunda-feira, dia 16, o Decreto nº 4.239, que dispõe sobre adoção, no âmbito da Administração Pública Municipal, de medidas temporárias e emergenciais de prevenção de contágio pelo Coronavírus (Covid-19), além de recomendações o setor privado. Confira o Decreto na íntegra: http://bit.ly/DecretoMunicipalCoronavirus

A publicação do decreto ocorreu após recomendações da Secretaria de Municipal de Saúde, tendo em vista o estágio atua de disseminação do vírus. A Administração também realizou reuniões com líderes das secretarias municipais, entidades e lideranças religiosas e sociais.

Conforme divulgado anteriormente, a Prefeitura suspendeu diversas atividades para evitar aglomerações. As aulas nas unidades escolares municipais estão suspensas por tempo indeterminado, assim como campeonatos, cursos e projetos realizados pela Secretaria Municipal de Cultura, Esportes e Turismo  e pelo Fundo Social de Solidariedade.

PREVENÇÃO

Mesmo não tendo nenhum caso da doença no município, a Secretaria Municipal de Saúde orienta a população sobre os cuidados para prevenir o Covid-19.

O ideal é evitar lugares com aglomerações; lavar as mãos com frequência usando água e sabão; evitar tocar os olhos, boca e nariz com as mãos não higienizadas; cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar; evitar contato com pessoas que estejam doentes e não compartilhar objetos pessoais, como copos, talheres, entre outros.

O Coronavírus é uma doença que causa infecção respiratória e os sintomas se assemelham aos de uma gripe: coriza, tosse, dor de garganta e febre. Justamente por estarmos no período em que os casos de gripe costumam aumentar, a secretaria pedimos que as pessoas não se desesperem se apresentarem esses sintomas.

Mas se o indivíduo teve contato com alguém que tenha contraído a doença ou que tenha voltado de viagem dos países em que há foco maior do vírus, o ideal é que procure o serviço de saúde, se estiver apresentando os sintomas.

A Secretaria Municipal de Saúde está acompanhando a situação da doença, já orientou e preparou a equipe sobre as recomendações diante de casos e está seguindo as determinações do Ministério da Saúde e da Secretaria de Estado de Saúde de São Paulo.