Mapa da Cidade - Clique para ampliar

Vacinação antirrábica continua neste sábado, dia 15 de fevereiro

A Campanha de Vacinação Antirrábica de Pitangueiras continua no próximo sábado, dia 15 de fevereiro. A ação será das 8h às 12h, em frente a Secretaria Municipal de Saúde, localizada na rua Euclides Zanini Caldas, nº 633, no Centro.

Para tomar a vacina contra a raiva, basta que o animal esteja saudável, com idade igual ou superior a três meses.  A vacina imuniza o animal por um ano, sendo necessário um reforço a cada 12 meses.

A vacinação é gratuita e o objetivo é controlar a circulação do vírus da raiva canina e felina, prevenindo a raiva humana. Os donos de cães e gatos devem levar os animais com coleira.

A raiva é uma doença infecciosa viral aguda, que acomete mamíferos, inclusive o homem, cães, gatos e morcegos, podendo levar à morte. Ela é causada pelo vírus do gênero Lyssavirus, da família Rabhdoviridae. A transmissão ao homem ocorre pela saliva de animais infectados, seja por meio de mordida, arranhão ou lambida desses animais.

Em Ibitiúva, a vacinação será nos dias 20,21, 27 e 28 de fevereiro, das 13h30 às 17h30, na Praça da Matriz.