Mapa da Cidade - Clique para ampliar

Quase 300 animais foram castrados gratuitamente neste fim de semana em Pitangueiras e Ibitiúva

Quase 300 animais domésticos foram castrados gratuitamente em ação promovida pela Prefeitura de Pitangueiras neste fim de semana. A Campanha de Castração Gratuita de cães e gatos aconteceu em dois locais diferentes.

Na sexta-feira (17) foram castrados 58 animais em Ibitiúva, sendo 9 gatos, 12 gatas, 10 cachorros e 27 cachorras. No sábado (18) e domingo (19) a ação de castração aconteceu no CRAS Santa Vitória, em Pitangueiras. Na ocasião foram castrados 236 animais, sendo 30 gatos, 57 gatas, 47 cachorros e 112 cachorras. Nos três dias foram castrados 294 animais.

A Campanha de Castração Gratuita vem acontecendo anualmente. Desde 2017 a Prefeitura de Pitangueiras contratou o serviço especializado de castração de animais para campanhas anuais. Em 2017 e em 2018 já foram castrados 840 animais. Com essa nova campanha já são 1.134 animais domésticos castrados desde o primeiro ano de mandato desta Administração.

Ainda neste ano vai acontecer em data a ser definida mais uma etapa desta campanha que será devidamente divulgada.

POR QUAL MOTIVO CASTRAR ANIMAIS?

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a  castração é considerada a única forma realmente eficaz e ao mesmo tempo humanitária de controle populacional de animais. A esterilização, ou castração é uma cirurgia que impede a procriação de cães e gatos. Consiste na retirada dos ovários e útero da fêmea, e dos testículos do macho. Os animais podem ser esterilizados a partir dos 3 meses de idade, não interferindo em seu desenvolvimento e formação.