Mapa da Cidade - Clique para ampliar

37% das pessoas que agendam consultas médicas de especialidades faltam em Pitangueiras e Ibitiúva

Um dos grandes problemas da Saúde Municipal de Pitangueiras e Ibitiúva e que faz com que as consultas médicas de especialidades demorem mais tempo para acontecer é a falta injustificada com antecedência dos pacientes às consultas agendadas. A consulta que você falta, faz falta para alguém.

Somente no ano passado das 18.401 consultas de especialidades agendadas, 6.963 pessoas faltaram e não desmarcaram. Isso significa que 37% das pessoas que agendaram consultas médicas no município faltaram. Ou seja, no horário marcado o médico ficou esperando pelo paciente que não chegou e nem justificou sua ausência com antecedência para abrir espaço na agenda para consultar outra pessoa.

No primeiro trimestre deste ano a tendência das faltas continua. Das 3.935 consultas agendadas, 1.473 pessoas faltaram. Isso também representa 37% de faltas sobre o total de consultas marcadas.

“Realmente esse é um problema para o bom funcionamento da rede de saúde. Pessoas que necessitam de consultas poderiam ser examinadas de forma mais rápida se fossem encaixadas nas vagas dos faltosos. Mas para isso precisamos que a pessoa que vai faltar na consulta ligue ou vá até a unidade de saúde onde marcou com antecedência e informe que não vai poder comparecer”, disse a secretária municipal de Saúde, Ana Celeste Crotti Peixoto.

Para desmarcar a consulta o paciente só precisa ligar ou fazer isso pessoalmente na Unidade Básica de Saúde (UBS) onde a sua consulta foi marcada com a maior antecedência possível. Isso abrirá espaço para a consulta mais rápida de outra pessoa.