Prefeitura Municipal de Pitangueiras
Página Inicial
Entre em contato...
Busca:

Mapa da Cidade - Clique para ampliar

Notícias
Peça Teatral “Gulliver - Um gigante diferente” vem à Pitangueiras

O espetáculo acontecerá no dia 18 de fevereiro em dois horários

A Cia Teatral Tertúlia , Governo do Estado de São Paulo , Proac - Programa de Ação Cultural e Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo realiza neste mês de fevereiro , em parceria com a Secretaria de Cultura e Secretaria de Educação da cidade de Pitangueiras,  apresentações gratuitas de seu espetáculo Infantil “Gulliver - Um gigante diferente” para crianças da Rede Pública de Ensino. Na cidade de Pitangueiras as apresentações serão no dia 18/02/2019 no Teatro Municipal de Pitangueiras as 8h e 13h30.

O espetáculo tem como objetivo discutir a aceitação e respeito às diversidades de maneira sutil e metafórica, porém com reflexões profundas da temática para crianças. O espetáculo estreou em 2017 e tem sido muito bem recebido em todas as cidades em que foi apresentado. Através do PROAC vamos realizar 08 apresentações em 04 cidades, que tem por objetivo democratizar o acesso a bens culturais em cidades de pequeno porte. Uma das preocupações da Cia. Tertúlia é a formação de público, possibilitar que crianças saiam de sua rotina escolar para irem ao teatro é importante para tal formação. Para crianças da rede de ensino público, ir até o teatro de sua cidade, que muitas vezes elas ainda não visitaram, pode despertar o sentimento de pertencimento ao espaçopatrimônio e a valorização da arte teatral.

Gulliver é um gato diferente, os gatos gostam de comer peixes, pássaros e ratos. Gulliver, sem deixar de ser gato, não gosta. Sente um reboliço na barriga só de se imaginar comendo essas coisas. Todos querem que ele mude, não aceitam seu jeito de ser. Ele fica triste e sozinho tentando entender o que há de errado em ser diferente. Adaptado da obra de Rubem Alves “O gato que gostava de cenoura” , a história nos atenta para a importância cultivar nas crianças valores como respeito e empatia. “Criamos um espetáculo sensível e divertido que pretende enaltecer o respeito pelo outro, onde o amor e a amizade são os únicos caminhos possíveis”, ressalta Míriam Fontana, diretora do espetáculo.

Além das duas apresentações que irão acontecer no Teatro Municipal de Pitangueiras a Cia realizará uma oficina sobre Literatura Inclusiva - com práticas teatrais e diálogos sobre o respeito no Universo da Criança, destinada a professores e demais interessados.

A Cia Teatral Tertúlia

Gostamos de enxergar a importância do teatro no universo infantil (e não só nele) e de compreendermos também o quanto importa ter uma discussão sincera com crianças, adultos, sobre assuntos urgentes como a diversidade e  o respeito. Não à toa, a escolha da história de Rubem Alves "O Gato que Gostava de Cenoura" como base para o espetáculo, vem de encontro com o ideal/alvo do grupo: a busca do pensamento mais livre, possível apenas com a quebra de intolerâncias. O mundo pode ser um lugar melhor para todos.

Ao encontro de tudo isso, procuramos a desopressão e expansão. Caso a criança queira, que ela possa conversar sobre o que tratamos na peça, quer seja por necessidade pessoal quer seja para compreender um bocado mais sobre o mundo que à cerca.

“Gulliver – um gigante diferente” é um projeto premiado pelo Programa de Ação Cultural, uma Realização da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo  e Cia Teatral Tertúlia.

Dúvidas e outras informações:
ciateatraltertulia@gmail.com






Prefeitura Municipal de Pitangueiras
Rua Dr. Euclides Zanini Caldas, n. 66 - Centro - CEP: 14.750-000
Tel:  (16) 3952-9121 - E-mail: pmpit@pitangueiras.sp.gov.br
Desenvolvido pela Williarts Internet