Pacientes do CAPS recebem sopa

Parceria firmada com o Fundo Social passa a oferecer sopa aos pacientes das oficinas de segunda-feira

O CAPS (Centro de Atenção Psicossocial), acaba de firmar parceria com o Fundo Social de Solidariedade que irá fornecer sopa todas as segundas-feiras para o grupo de atendidos nas oficinas. São cerca de 35 a 40 pacientes, que em grupos de 8 a 10 participam de oficinas de canto, mosaico, jogos, entre outras e que ao final recebem a sopa.
A sopa neste primeiro momento está sendo servida para o grupo de convivência das segundas-feiras, mas poderá ser ampliada. Para Carmem Masson, diretora do CAPS, “foi muito bom acontecer essa parceria e pretendemos fazer outras como, por exemplo, para cursos de panificação, oferecendo aos pacientes que tem condições de fazer esses produtos e desta forma gerar renda para sua família”.

O que é o CAPS
O Centro de Atenção Psicossocial, instalado desde janeiro de 2017 no Jardim Leone, veio substituir o antigo Ambulatório de Saúde Mental, oferecendo atendimento mais aprofundado e em formato diferenciado.
Ligado à Secretária de Saúde, o CAPS é destinado a pacientes com transtornos mentais e vínculos sociais rompidos, e visa estimular a integração social e familiar dessas pessoas, apoiando-as em suas iniciativas de busca por autonomia.
Em funcionamento de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h, a equipe do Centro é formada por 11 profissionais, entre psicólogos, assistente social, terapeutas ocupacionais, enfermeiro, técnico, motorista, recepcionista e serviços gerais.
A unidade tem hoje cerca de 1500 pacientes ativos, sendo que desses, 600 participam de grupos com atendimento coletivo por meio de atividades diversas, oficinas terapêuticas e culturais, rodas de conversa, oficinas de artesanato, de jornal, higiene pessoal e expressão.