Prefeitura Municipal de Pitangueiras
Página Inicial
Entre em contato...
Busca:

Notícias
Serviço Socioassistencial é reforçado no Distrito de Ibitiuva

O Serviço Socioassistencial é um órgão da Proteção Social Básica que tem como objetivo a superação da situação de vulnerabilidade social decorrente da pobreza ou da falta de acesso a serviços públicos e a direitos sociais, ele é um forte aliado às políticas públicas, além de fortalecer a convivência com a família e com a comunidade. 

Atualmente, o serviço passa a ser reforçado no distrito de Ibitiúva,  funcionando sobre coordenação da Psicóloga e funcionária pública municipal Aline Galdeano Silva Mello, localizado na Rua Oito nº 278 e com horário de funcionamento das 8:00 às 17:00.

 

Dentro os serviços oferecidos estão:

 

 

 

-Acolhimento das demandas, interesses e necessidades: A efetivação destas ações se dá por meio de atendimentos individuais e/ ou grupais realizando, quando necessário, encaminhamentos e articulação para com a rede socioassistencial, incluindo, como objetivo principal aumentar o acesso a benefícios e programas de transferência de renda, bem como aos demais direitos sociais, civis e políticos. Entende-se como sendo atendimento da família ou de um de seus membros, que ofereça orientações para da contribuição do processo de cidadania e do próprio processo de mudança e de envolvimento responsável na família e sociedade.

 

 

-Atendimento de benefícios eventuais: Utilizado para atender necessidades advindas de situações de vulnerabilidade temporária, com prioridade para a criança, a família, o idoso, a pessoa com deficiência, a gestante, a nutriz e os casos de calamidade pública.

 

 

 

-Visita domiciliar: Com intuito de conhecer in loco a realidade das famílias, sempre com um objetivo específico. A visita domiciliar é uma ação voltada a localizar potenciais usuários do serviço, compreender a realidade do grupo familiar, suas demandas e necessidades, recursos e vulnerabilidades, fortalecer os vínculos familiares e comunitários, fortalecer o vínculo da família com o serviço, avaliar as mudanças ocorridas a partir da sua participação no serviço. A visita domiciliar deve se pautar nos princípios de respeito à privacidade da família, dialogicidade e protagonismo familiar.

 

 

 

-Programas Estaduais (Ação Jovem, Renda Cidadã e Viva Leite): Visam o combate à fome, à pobreza e outras formas de privação de direitos, que levem à situação de vulnerabilidade social, criando possibilidades para a emancipação, o exercício da autonomia das famílias e indivíduos atendidos e o desenvolvimento local.

 

-Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para crianças de 6 a 14 anos: Divididos em grupos (6 a 8, 9 a 11 e 12 a 14 anos), são realizadas atividades artísticas, culturais, de lazer e esportivas, dentre outras, de acordo com a idade dos usuários. Possui caráter preventivo e proativo, pautado na defesa e afirmação dos direitos e no desenvolvimento de capacidades e potencialidades, com vistas ao alcance de alternativas emancipatórias para o enfrentamento da vulnerabilidade social.

 

 

 

-Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para adolescentes de 15 a 17 anos; Orientar os jovens na busca pelo reconhecimento de suas aptidões e interesses para a construção de um projeto pessoal ou coletivo de desenvolvimento profissional e a apropriação de conhecimentos sobre o mundo do trabalho, com visão crítica e atitude proativa na perspectiva do desenvolvimento de habilidades e conhecimentos necessários à vida laboral; estimula a autoestima, a autodeterminação e a autonomia dos jovens; promover a saúde e o bem-estar físico.

 

 

 

-Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para mulheres de 30 a 59 anos: Objetiva garantir aquisições progressivas aos seus usuários, prevenir ocorrência de situações de risco social, estimular e orientar os usuários na construção e reconstrução de suas histórias e vivências individuais e coletivas, na família e no território.

 

-Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para idosos: Objetiva garantir aquisições progressivas aos seus usuários, de acordo com o seu ciclo de vida, incentivando a autonomia, autoestima e vínculos familiares e, comunitários, dos participantes.

 

 

 

-Acompanhamento das famílias: Com a finalidade de fortalecer a função protetiva da família, prevenir a ruptura de seus vínculos, promover seu acesso e usufruto de direitos e contribuir na melhoria de sua qualidade de vida. 

 

 

 

-Acompanhamento das famílias do Assentamento Ouro Verde: Parceria entre Promotoria Pública de Ribeirão Preto, Secretaria de Educação e Secretaria de Assistência Social, com vistas a capacitar os assentados, principalmente os jovens, para adquirirem conhecimento para administrar a propriedade rural, assim como evitar o êxodo rural. Em breve será realizada uma parceria com a Secretaria da Saúde objetivando um acompanhamento mais próximo da saúde dos assentados.

 

Para maiores informações o serviço opera sob o telefone 3957-2198.

 

 

 

 

 

Secretaria Municipal de Assistência Social - Ibitiúva






Prefeitura Municipal de Pitangueiras
Rua Dr. Euclides Zanini Caldas, n. 66 - Centro - CEP: 14.750-000
Tel:  (16) 3952-9121 - E-mail: pmpit@pitangueiras.sp.gov.br
Desenvolvido pela Williarts Internet