Prefeitura Municipal de Pitangueiras
Página Inicial
Entre em contato...
Busca:

Notícias
Batizado e troca de graduação movimenta capoeiristas de Pitangueiras e região

No último sábado (11), o Ginásio de Esportes “Elpidio Marchesi” em Pitangueiras ficou pequeno para tanto talento, 52 crianças e adolescentes em idades entre 8 a 16 anos participaram de um momento único e emocionante, o tradicional batismo e troca de corda da Associação de Capoeira Nosso Senhor do Bonfim. 

O Batizado é um momento muito especial, é o instante em que o aluno recebe a sua primeira graduação na Capoeira, a qual é representada por uma corda colorida, significando que este já adquiriu os fundamentos básicos correspondentes a sua graduação e não é mais um iniciante.

A Associação de Capoeira Nosso Senhor do Bonfim foi fundada em 1978 pelo premiadíssimo e campeão mundial Grão Mestre Reginaldo Santana, possuindo sede nos 26 estados do Brasil, no Distrito Federal e em Hamburgo na Alemanha. 

Em Pitangueiras, Walter de Jesus Risolino conhecido carinhosamente por mestre Grilo, seguindo o trabalho do Grão Mestre Fundador, iniciou uma sede da Associação que faz história e revela talentos no município a mais de 30 anos. Mestre Grilo faleceu em maio de 2015, mas deixou seu legado e o amor pelo esporte cravado em todos que com ele conviveu.

A cerimônia de batismo contou com a presença de diversos capoeiristas, mestres e grupos da região, entre eles estão: Grupo Guerreiros da Senzala de Monte Alto, Grupo Ginga que Educa de Jaboticabal, Grupo Filhos da Bahia de Pontal, Grupo Trovão da Bahia de Barrinha e Grupo Filhos do Bonfim de Pitangueiras. O ritual contou ainda com o comparecimento de Mestres e contra mestres de Passos-MG, Jundiaí, Alfinópolis-MG, São Paulo capital e Rio de Janeiro. O fundador Reginaldo Santana também marcou presença no evento e se mostrou muito satisfeito com o acontecimento, que deve se repetir em novembro de 2018.

A capoeira é uma das artes marciais que possui maiores condições de atender todo e qualquer ser humano, independente deste possuir algum tipo de deficiência ou não. Sua prática trabalha todo o corpo, melhora o condicionamento músculo esquelético e cardiovascular, melhora a flexibilidade e a coordenação motora, ajuda a aliviar o estresse, contribui para a socialização, entre muitos outros benefícios, e pode ser praticada por ambos os sexos e em qualquer idade.

A Associação de Capoeira Nosso Senhor do Bonfim conta com o total apoio da Prefeitura Municipal de Pitangueiras e Ibitiúva e tem como responsáveis do projeto o Mestre Clodô, Mestre Nego, Mestre Cristiano e Professor Kalunga. Atualmente 75 pessoas em idades entre 8 a 55 anos frequentam o grupo e praticam a capoeira, um dos símbolos marcantes que representam a luta do negro pela liberdade, traduzido por meio da magia dos movimentos, que encanta a todos.

Para quem admira a arte marcial e deseja aprender o esporte, basta comparecer ao antigo clube comercial em Pitangueiras de segunda, quarta e sexta das 19h às 21h e sábado das 16h às 18h30min, procurar pelos mestres e realizar sua inscrição, as aulas são gratuitas.

 

Assessoria de Comunicação Município de Pitangueiras e Ibitiúva






Prefeitura Municipal de Pitangueiras
Rua Dr. Euclides Zanini Caldas, n. 66 - Centro - CEP: 14.750-000
Tel:  (16) 3952-9121 - E-mail: pmpit@pitangueiras.sp.gov.br
Desenvolvido pela Williarts Internet