Saúde de Pitangueiras e Ibitiúva pode contar com novas Estratégias de Saúde da Família

Durante evento em Brasília, secretária da pasta tem confirmação de emenda que direciona recursos ao município
Integrante da comitiva de Pitangueiras e Ibitiúva que participa da “XX Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios”, também chamada de “Marcha dos Prefeitos”, a secretária de Saúde, Ana Celeste Crotti Peixoto passou a quarta-feira (17) em atendimento com articuladores do Ministério da Saúde na Atenção Básica.
De grande relevância, o encontro possibilitou um diagnóstico das ações desenvolvidas no município e sinalizou a possibilidade de ampliação de Estratégias de Saúde da Família, hoje realizadas nas unidades de saúde Jd. Santa Vitória e Ibitiúva.
A gestora da pasta ainda esteve com o deputado Arlindo Chinaglia, que confirmou a aprovação emenda parlamentar para repasse de recursos à Saúde do município.
Assim como Ana Celeste, demais secretários e técnicos participaram de oficinas e atendimento no Ministério da Educação e da Ação Social, entre outros.
Promovida pela Confederação Nacional dos Municípios, a chamada “Marcha dos Prefeitos” é destinada aos gestores municipais na pessoa do chefe do executivo e seu secretariado com o objetivo de favorecer pedidos de financiamento e verbas do governo federal para os municípios.
Acompanhe outras notícias sobre a participação do município no evento neste site.

Repercussão de matéria televisiva

Em resposta ao questionamento da Globo News, a Prefeitura de Pitangueiras esclarece que uma comitiva composta por 19 gestores e técnicos do município participam da XX Marcha dos Prefeitos, em Brasília, sendo eles:
o prefeito municipal Marquinho Soriano;
o secretário de Governo, Rafael Tárrega;
o secretário de Fazenda, José Eduardo Carvalho;
o secretário de Infraestrutura, Rodrigo Tasca;
a secretária de Saúde, Ana Celeste Crotti Peixoto;
a secretária de Educação, Wanderly Muniz;
a secretária de Assistência Social, Aline Borges Lopes;
o secretário de Cultura e Esportes, Júnior Galhardo;
o secretário de Meio Ambiente, Jair Manfrim;
o presidente do Instituto de Previdência dos Servidores Públicos do Município de Pitangueiras - Pitanprev, Sérgio Toniello;
acompanhados, respectivamente, de um técnico servidor municipal de cada pasta.

Uma van da Secretária Municipal de Saúde está sendo utilizada para transporte da equipe, uma vez que torna-se uma viagem bastante mais econômica se comparada a passagens aéreas, por exemplo, além do fato de este veículo ser isento de pagamento pedágio e, conforme Termo de Uso do veículo, o mesmo não tem finalidade exclusiva de transporte de pacientes, podendo ser utilizado na realização de ações e serviços de saúde da comunidade.
É importante destacar que o uso desta van não acarretou qualquer prejuízo à população, que conta com demais veículos da frota municipal para transportes de pacientes, entre outros. Além disso, a ação tem como uma de suas finalidades a busca de recursos destinados a Secretaria Municipal de Saúde e ao SUS.
A participação dos gestores e técnicos no evento é muito importante para a administração municipal, que está aprimorando instrumentos de gestão nas oficinas técnicas promovidas pelos ministérios das quais participa.

Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Pitangueiras e Ibitiúva