Saúde de Pitangueiras e Ibitiúva convoca grupos prioritários para serem vacinados contra gripe

A nove dias do fim da campanha de vacinação, apenas 33% recebeu dose contra Influenza. Desinteresse da população pode estar afetando procura pela proteção

Pitangueiras e Ibitiúva realizaram no último sábado (13) – assim como demais município Brasil a fora – o “Dia D” da Campanha de Vacinação contra Influenza, grande mobilização para vacinar grupos prioritários contra o vírus causador da gripe.

Para isso, equipes das unidades básicas de saúde do município (exceto a UBS São João, que não conta com sala de vacinação) atenderam a população das 8h às 17h.

Apesar da oportunidade e da tradicional divulgação nacional, a busca pela vacina foi menor do que a esperado pela Vigilância Epidemiológica.

De modo geral, o “Dia D” impulsiona as metas da campanha, mas, desta vez, aumentou em apenas 10% o total de doses aplicada. Desde de 17 de abril, quando a campanha começou, foram vacinadas 3.049 pessoas da meta geral de 6.993.

Por esse motivo, a Secretaria de Saúde ressalta que a campanha continua com vigor até o dia 26 de maio, estando as vacinas disponíveis aos públicos-alvo durante o funcionamento de todas as salas de vacinação do município.

Ainda é importante lembrar que a vacina contra gripe não causa a doença, provocada por vírus diferente a cada ano. Em 2017, ela protege contra A/H1N1; A/H3N2 e influenza B, vírus circulantes no inverno brasileiro.

O público-alvo da campanha é composto por: crianças entre 6 meses e menores de cinco anos de idade; gestantes; puérperas (até 45 dias após o parto); trabalhadores da Saúde; indígenas; pessoas com doenças crônicas/imunodeprimidos; pessoas com 60 anos ou mais; população prisional e os funcionários do sistema prisional; adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medida socioeducativas; professores das escolas públicas e privadas.

Estratégias específicas

Equipes da Vigilância Epidemiológica tem levado a vacina a grupos, como a população acamada e os profissionais da área da saúde e educação do município. No dia 10, os profissionais imunizaram o público participante do Grupo Melhor Idade,  que participavam de atividades no Centro de Convivência de Idosos.

Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Pitangueiras e Ibitiúva