Saúde Bucal promove escovação e triagem na rede municipal de ensino de Pitangueiras e Ibitiúva

Desde fevereiro, o Serviço de Saúde Bucal de Pitangueiras e Ibitiúva, órgão da Secretaria de Saúde, vem realizando atividades preventivas nas escolas e creches do município.

Sempre com o apoio dos Agentes Comunitários de Saúde, a equipe do serviço já realizou até hoje 143 grupos de orientação e 3.305 escovações supervisionadas e triagens.

Por meio de palestras, vídeos e fantoches, usam-se recursos lúdicos para orientar os estudantes a cuidarem adequadamente da saúde da boca, prevenindo cáries e outras doenças.

O objetivo da ação também é identificar situações que exigem tratamento odontológico e orientar quanto à procura por atendimento nas unidades básicas de saúde.

De todas as escolas e creches municipais – além da instituição CAEMAS –, a ação de saúde bucal alcançará em breve os alunos das Escolas Municipais Dr. Clóvis Gomes Spínola e Domingos Paro e da Creche Municipal Nossa Senhora Aparecida – essas duas últimas em Ibitiúva.

Prevenção ao câncer de boca

Além da escovação e triagem destinada aos alunos da rede municipal de ensino, o Serviço de Saúde Bucal também realiza nas Unidades Básicas de Saúde a Campanha de Prevenção ao Câncer de Boca.

Às quartas-feiras de manhã, exames preventivos e orientações serão dadas nas UBSs Bela Vista e Jardim Leone. O mesmo acontecerá nas UBSs Santa Vitória e Ibitiúva, na quinta-feira também pela manhã.

Os integrantes do Programa Melhor Idade serão orientados nos dias 19 e 26 de abril, Centro de Convivência do Idoso em Pitangueiras, e em 25 de abril, no CCI Ibitiúva.

Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Pitangueiras e Ibitiúva